O fenómeno


A crítica divide-se e eu como apreciadora de bom cinema também. Será o Slumdog Millionaire o melhor filme do ano? Será sequer o melhor filme daqueles nomeados? A resposta é negativa em ambos os casos e eu própria não posso dizer ter testemunhado uma obra prima in the making quando o vi.
O apelo deste filme é outro. podem gozar-me à vontade, mas o que o Slumdog trouxe de volta (depois da austera escolha do ano passado) foi a movie magic. Tal como a Dragoneza já sublinhou e bem o Slumdog é uma história de amor bem filmada, bem contada, bem musicada a que só o mais insensível dos críticos não poderá deixar de reagir emocionalmente. Nem que seja com um mínimo sorriso imperceptível e muito disfarçado.
Fraco argumento? Talvez. Mas cada filme é diferente para cada pessoa. Cada filme evoca em cada pessoa sentimentos diferentes ou mesmo a inexistência deles. A diferença do Slumdog parece residir no facto de ele evocar tão bons sentimentos e emoções em tanta gente à volta do mundo. Não me digam que não se sentiram o vosso sorriso ao vê-lo ou pelo menos a vontade de dançar. Está aí o fenómeno. Very well chosen members of the Academy.

No comments: