Star Trek by JJ Abrahams

Ia com muitas expectativas. Expectativas de infância, de tardes passadas a rever os filmes antigos com o meu irmão a explicar-me algumas passagens com back e fast forwards. Expectativas de ter visto um trailer espectacular no cinema que me arrepiou. Expectativas de a Empire e até o Público terem dado 5 estrelas. Expectativas de ouvir a fabulosa banda sonora (na qual ainda estou viciada). Expectativas porque quase toda a gente que tinha visto tinha adorado.E finalmente expectativas porque adoro um bom blockbuster de verão como toda a gente sabe.
Também tive medos, especialmente de casting mas nunca de realizador. O JJ Abrahams continua a ser o autor da série que me obriga a ver a fox às 3as à noite sem perder um episódio
Estava ansiosa por ir.
Fui.
Adorei.
Não tive consciência de mim durante o filme inteiro, no sentido em que estava tão embrenhada que nem pensei. Em nada. Vibrei com a banda sonora, esperei por happy endings que já sabia que iam acontecer mas ainda assim me mantinham em suspenso até ao fim. Vibrei com a novidade do affair do Spock, com o Scotty, com o novo Capt Kirk mas principalmente com a química Spock/Kirk.
Este filme é um labour of love de alguém que realmente adora as séries, os filmes e o seu legado e decidiu honrá-lo mudando a história, trazendo-a ao início (como estã tão em voga hoje em dia) mas sem mudar o espírito.
Parabéns aos estúdios por não terem alterado em nada as escolhas do JJ e por o terem apoiado apesar do enorme coro de trekkies que achava melhor não se mexer no sagrado. Mas, alas, até a maior parte destes se renderam como se pode ver nos inúmeros fansites.
Há a surpresa do Eric Bana, da Winona Ryder e do Leonard Nimoy que vem legitimar a nova geração.
Mas que todo este palavreado não assuste os virgens de Star Trek.
O filme é um absoluto portento em termos de blockbusters de verão. Inaugura a época da melhor forma. Duvido que o transformers o consiga ultrapassar. Tem um argumento excelente, desempenhos óptimos, cenas de acção beautifully shot (em que se percebe tudo, sem a habitual confusão que agora é tão característica - já não há bons realizadores de acção??), uma banda sonora incrível e não exige qualquer tipo de conhecimento prévio de nenhum facto trek.
O downside é que depois deste só pode vir pior.... aliás como aconteceu com o rebirth do bond.
Mas para já e para quem se queira divertir just for the fun of it e sentir o cinema e o seu encanto como quando éramos crianças aconselho vivamente que vá e que entre no espírito. Não se vão arrepender.
Live long and prosper!




2 comments:

mara said...

além de umas leves reminiscências da série ( que costumava devorar quando era miuda, até que com tanta temporada me perdi e esqueci) já n me lembrava de mto além do william shatner. mas fui ver o filme e adorei. sou como tu, ninguém me faz perder uma guerra das estrelas, os transformers e afins (por piores q sejam), mas este filme superou todas as minhas expectativas. gostei, mto.

raquel said...

é mm muito divertido não é? mm fixe!