Avatar: my veredict


Sim é verdade, dou início às hostilidades com um tema controverso: Avatar. Acho que a minha opinião se pode resumir na seguinte frase: 15 anos e 500 milhões para desenvolver a tecnologia muito bem, e então que tal terem utilizado um bocadinho desse tempo todo a desenvolverem o script? Não era preciso muito para transformar a inanidade inenarrável e indutora do vómito que o (pseudo)guião é neste momento numa coisa menos embrutecedora. Não sou implacável como o Jorge Mourinha mas o filme não me disse absolutamente nada. Os 162 minutos de duração tornaram-se 1620 minutos, com constantes mudanças de posição na cadeira e nem o 3D digital minorou o meu sofrimento.
Não sou detractora do James Cameron. Gostei muito do Aliens e dos Terminators, mas desde que ele se envolveu em projectos megalómanos em relação aos quais todos os estúdios lhe dão carta branca desisti. O Titanic também não é bom (tenho a teoria de que os membros da Academia foram hipnotizados pelo diamante azul estrategicamente colocado no filme) mas ao menos tinha história, vilão com três dimensões e o Leo e a Kate que não são maus actores.
Aqui não há personagens, não há enredo, há 3D. Reconheço que o efeito é muito impressionante e extraordinariamente bonito em certas partes but that's it. Não há paciência para as criaturas, para a língua que elas falam, para as cerimónias intermináveis (e verdadeiramente indutoras de dor em que tenha mais de 2 dedos de testa), para a música do James Horner, para o vilão com o típico southern accent, para a balada nojenta da Leona Lewis...enfim posso continuar a listar coisas das quais não gostei.
É um shoe in para o público, mas não o devia ser para os prémios (excepto para aqueles tecnológicos que têm a duração exacta de 3 minutos na cerimónia dos oscares). No entanto, estas novas regras de nomeação de 10 filmes quase de certeza lhe garantem um lugar...
Agora que disse o que tinha a dizer que venha o apedrejamentos do bilião de pessoas que viou e gostou.
P.S. Não vou aguentar o momento da balada nos oscares sem vomitar...

3 comments:

mau maria said...

Oh caramba, é a versão 3D do Pocahontas, qual é o mal?!

mau maria said...
This comment has been removed by the author.
dragoneza said...

Não vi o filme mas estou contigo rak em toda a linha...acho que o filme merece todas as laudatórias tecnológicas e por isso é com certeza um marco na história do cinema...mas para mim é claramente um exercício de tecnologia que muito pouco tem a ver com bom cinema...portanto , e depois da vitória nos Globos de Ouro, sou contra a histeria de o eleger como melhor filme do ano...poupem-me. vejam bons filmes com bons actores e histórias de cair para o lado e depois então falamos!